A dependência emocional é um fenômeno caracterizado pelo apego excessivo e doentio a outra pessoa, objeto ou situação que produz dor, angústia e medo de perder o contato. Pessoas emocionalmente dependentes se anulam para atender às necessidades dos outros, não sabem dizer não, não têm autonomia e se sentem incompletas sem aquilo ou pessoa de quem dependem. Mas como se desenvolve essa dependência e como a psicanálise pode ajudar a compreendê-la e tratá-la?
Segundo a psicanálise, a dependência emocional tem origem na primeira infância, quando o bebê é totalmente dependente da mãe ou da figura de apego para sobreviver e se sentir seguro. Nesta fase, o bebê ainda não percebeu que é uma entidade separada de sua mãe e vive uma relação de fusão com ela, o que é chamado de narcisismo primário. Essa relação é essencial para o desenvolvimento saudável da criança, mas também pode gerar conflitos e frustrações porque a mãe não pode e não deve atender a todas as necessidades do bebê, pois isso prejudicará seu amadurecimento.
Se esse processo de separação-individuação não ocorrer de forma adequada, o bebê pode ficar preso no narcisismo primário e não conseguir desenvolver autoestima e autonomia adequadas devido a traumas, déficits, abusos ou negligência no relacionamento com a mãe ou com o pai. Ele pode então olhar para os outros em busca do que lhe falta e projetar nele uma imagem idealizada de sua incapacidade de se separar de sua mãe. Com isso, torna-se emocionalmente dependente da outra pessoa e tenta restabelecer com ela a relação integrada que tinha ou queria ter com a mãe. A dependência emocional é, portanto, uma forma de regressão à infância, fase em que o indivíduo não consegue se ver como um ser completo e independente e necessita do outro para se sentir vivo e amado. Esta dependência pode manifestar-se em diversos tipos de relações, como românticas, familiares, profissionais ou sociais, podendo causar graves danos à saúde física e mental tanto do dependente como do codependente.
A psicanálise pode ajudar pessoas emocionalmente dependentes a escapar dessa condição por meio de um processo terapêutico destinado a aumentar a consciência e resolver os conflitos inconscientes que criam a dependência. O psicanalista proporciona ao dependente um espaço para ouvir, receber e interpretar, permitindo-lhe expressar seus sentimentos, desejos e fantasias, e reconhecer suas necessidades, frustrações e medos. Os psicanalistas também ajudam os viciados a recuperar suas histórias de vida e a compreender como suas experiências passadas influenciam suas escolhas e comportamentos atuais
O objetivo da psicanálise é que as pessoas emocionalmente dependentes se compreendam melhor, se aceitem e se valorizem e desenvolvam sua própria identidade e personalidade, em vez de depender dos outros para se sentirem completas. A psicanálise também tenta permitir que pessoas emocionalmente dependentes estabeleçam relacionamentos mais saudáveis, baseados no respeito, na confiança e na reciprocidade, em vez de na submissão, na posse e na manipulação. Finalmente, a psicanálise pode ajudar a pessoa emocionalmente dependente a se tornar um sujeito livre, autônomo e feliz.
Comments